Arquitetura Histórica

O Ciclo do Café no Vale do Paraíba corresponde, em sua duração, à vigência do estilo neoclássico e ao início do ecletismo na arquitetura brasileira.

A neoclássica é uma arquitetura intelectualizada por excelência. Busca impressão de harmonia e sobriedade através da modulação, do equilíbrio e da simetria. Em sua aparente simplicidade depende de materiais nobres e de mão de obra bastante especializada. Mão de obra e materiais que não estavam disponíveis no campo e nas fazendas.

A Arquitetura rural, em sua absorção do neoclássico, sofreu, portanto, uma simplificação quase que inevitável devido às circunstâncias do meio. Os fazendeiros e seus construtores aproveitaram detalhes que serviam de emblemas de sua atualização: entablamentos simplificados, molduras e pestanas de janelas, capitéis sugeridos sobre as pilastras dos cunhais.

A principal contribuição do neoclássico à arquitetura da casa grande foi a composição mais ordenada de suas fachadas. Na segunda metade do século XIX, com a melhoria das estradas e a implantação de linhas férreas, os fazendeiros passaram a poder mandar vir da capital, esquadrias de melhor desenho e execução e ornatos e materiais de acabamento. Esses produtos eram de fabricação industrial e importados da Europa.

Ao final do ciclo do café, a arquitetura passa por nova transformação e as sedes mais tardias são francamente mais ecléticas muitas vezes projetadas por arquitetos atuantes do Rio de Janeiro.

Com relação às outras construções da fazenda, a casa-grande sempre ocupava uma posição de domínio, geralmente fechando um os lados de um grande espaço quadrangular em torno do qual se agrupavam também as dependências – a senzala, a tulha e as oficinas.

Hoje, das dependências que ainda se conservam de pé, poucas são as que mantêm o uso original. A migração do café para outras regiões acarretou seja a falência das fazendas seja sua transformação em estabelecimentos dedicados à pecuária. Com a mudança de utilização mudaram também as necessidades de instalações e, na maioria das vezes, dos primitivos conjuntos apenas a casa-grande continua com a sua função inalterada.